Grelha de Avaliação - Versão 2

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Missão
     A folha de cálculo "Grelha de Avaliação" tem como missão ajudar os professores a objectivar alguns critérios de avaliação que são, de certa forma, subjectivos. Refiro-me a aspectos relacionados com o comportamento, participação e qualidade desta, relações interpessoais, expressão escrita, para além dos testes e fichas de trabalho, trabalhos de casa, etc.
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Parâmetros Iniciais

     Quando toma contacto com a folha de cálculo "Grelha de Avaliação" tenha em atenção se é possuidor da última versão, facto que pode ser confirmado na página dos "Parâmetros" (conforme imagem abaixo) no quadro amarelo que encabeça a folha. Estes dados devem ser confrontados com a informação disponobilizada na secção de download, ao fundo desta página.

     Tenha em atenção as Notas que estão no quadro azul do lado direito na imagem abaixo, pois são ajudas extremamente importamtes para o bom uso da folha.

     A página dos parâmetros só pode e deve ser preenchida da primeira vez que trabalha com ela, pois está programada para considerar esses elementos durante todo o ano lectivo, não sendo normal que estes elementos se alterem com o decorrer das actividades lectivas.

     Começe por colocar o nome da escola e ano lectivo em que vai ser usada. (Nas versões não registadas esta opção não está disponível). Depois introduza o ano e turma, assim como o nome da disciplina que lecciona na turma.
     Introduza o nível de ensino pretendido: 1 para o 2.º e 3.º Ciclo e 2 para o Secundário.
     Por defeito, as percentagens atribuídas aos domínios Cognitivo e Sócio-Afectivo são as que se encontram no quadro que se encontra a meio da imagem seguinte. Estes valores podem ser alterados de forma a que fiquem de acordo com os critérios de avaliação definidos pelo seu grupo ou departamento.


 

     No quadro intitulado "Relação dos alunos da turma" introduza os nomes dos alunos na primeira coluna à esquerda. Apenas tem que efectuar esta operação uma única vez, por ano lectivo.

     No quadro do lado direito intitulados "Classific." são apresentadas as percentagens de cotação atribuídas a cada parâmetro qualitativo (Reduzido, Médio ou Elevado) que vai ser usado nas grelhas dos períodos. Estas cotações podem ser alteradas de acordo com os critérios de cada escola. Por exemplo, se atribuir Médio nos "Trabalhos na aula e TPC" e, tendo esta classificação a percentagem de 50%,  significa que o aluno obterá metade dos pontos em causa neste item.

     No quadro intitulado "Critérios para o 2.º e 3.º Ciclo" devem ser parametrizados os níveis de avaliação, isto é, o limite inferior e superior de cada nível. Os limites apresentados no quadro são os "correntes", mas podem alterados, de acordo com os critérios definidos pela escola.


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Preenchimento das Grelhas

     A imagem seguinte apresenta a grelha de avaliação do 1.º Período. Como se pode constatar os elementos que foram introduzidos na página dos parâmetros "aparecem" agora nos seus devidos lugares, tendo apenas o professor de introduzir as classificações obtidas pelos alunos nos testes de avaliação realizados, num máximo de três por período. Chamo especial atenção para o "peso" atribuído a cada teste, que neste caso é 50% para o primeiro, 50% para o segundo e 0% para o terceiro, para o caso de dois testes, sabendo porém que o total destas percentagens não pode ultrapassar os 100%. Se por exemplo o professor realizar três testes pode atribuir as percentagens de 30% para o primeiro, 35% para o segundo e 35% para o terceiro, etc...
     No final do período o professor deve preencher a coluna de "Tr. Aula e TPC" do Domínio Cognitivo, assim como as colunas "Participação", "Comportamento e Pontualidade" e "Expressão Escrita" do Domínio Sócio-Afectivo. O preenchimento destas colunas resume-se à inscrição de uma letra (R)eduzido, (M)édio ou (E)levado em cada coluna, fazendo a folha os cálculos necessários e apresenta a classificação obtida pelo aluno nesse período, na coluna "Nota 1.º Per". Nesta coluna pode ser "forçada" a introdução da nota a atribuir ao aluno, caso o grupo/departamento tenha definido um valor para a nota mínima no primeiro período. A coluna da direita destina-se à colocação da auto-avaliação efectuada pelo aluno.


 

     Ao fundo da grelha encontram-se as estatísticas referentes à avaliação feita na turma (conforme imagem abaixo), que inclui: Média dos testes e classificações atribuídas, Nota Máxima e Nota Mínima, Número de Positivas e Negativas e respectivas percentagens. Esta informação é disponibilizada para todos os períodos.
 

 
     Na grelha do 2.º Período surge uma nova coluna que é a nota atribuída no período anterior. Sabendo que a nota do 2.º período é o resultado do desempenho do aluno neste período e no anterior é, portanto, necessário atribuir um "peso" à nota do 1.º período. Este valor deve variar de acordo com a consciência de cada professor, no entanto devem ser evitadas percentagens muito baixas e muito altas, salvo raras excepções.
     A nota a atribuir ao aluno é a que consta da coluna "Nota 2.º Per".
 

 
     A grelha do 3.º Período é semelhante à do período anterior, tendo neste caso duas colunas para as notas "reais" dos períodos anteriores, colunas "Soma 1.º Per" e "Soma 2.º Per", às quais deve ser atribuída uma percentagem para a obtenção da nota final do ano. A coluna "Soma 3.º Per" evidência a nota que o aluno teve pelo seu desempenho no terceiro período.
     A nota a atribuir ao aluno é a que consta da coluna "Nota 3.º Per".
 

 
     Na imagem seguinte encontra-se uma grelha (formulário) destinada à recolha manual de elementos de avaliação, na sala de aula. Estes elementos podem ser: a participação, o comportamento, a pontualidade, se fazem os TPC e os trabalhos da aula, a capacidade de expressão escrita e oral, etc. No topo de cada coluna deve colocar o nome do elemento que pretende "observar" e a respectiva data.
     Esta grelha não afecta os cálculos para a obtenção das notas dos períodos, ela apenas existe para facilitar a recolha de dados pelos professores na sala de aula. Para que os elementos recolhidos façam efeito, devem ser introduzidos nas respectivas colunas nas grelhas dos períodos a que respeitam.
 

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Download
 
Versões disponíveis:

  Versão 1 (freeware)

 
Versão 2.30 (Descontinuado - Não Disponível)

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Registo/Licenciamento (Descontinuado - Não Disponível)
 
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